Chuvas com ventos fortes derrubam árvores e postes e arrancam telhados no Sertão da Paraíba


A Defesa Civil do município de Patos, no Sertão da Paraíba, registrou ao menos 14 ocorrências de transtornos causados pelas fortes chuvas acompanhadas de intensas rajadas de vento que atingiram a cidade na quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou um alerta amarelo de perigo potencial e emitiu um novo alerta laranja de perigo de chuvas intensas para Patos e várias outras cidades paraibanas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Patos, Everaldo Nunes, a maior parte das ocorrências registradas são de transtornos na Zona Leste da cidade, na região de localidades como Salgadinho.

Os problemas foram causados principalmente por uma forte ventania. Entre as ocorrências estão quedas de árvores e postes, além do desabamento do teto de uma concessionária e de uma vitrine de loja.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a estrutura da festa de Carnaval da cidade, o Sol Folia, na Alça Sudoeste, foi danificada pela forte ventania. A Prefeitura Municipal de Patos garantiu, no entanto, que o evento deve acontecer.

A Defesa Civil segue avaliando os transtornos causados pelas chuvas. Apesar das ocorrências, nenhuma pessoa ficou ferida ou desalojada.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu cerca de 18 milímetros em Patos da quinta (5) para esta sexta-feira (6). No entanto, ventos de até 60 km/h atingiram a cidade, conforme previa o alerta emitido pelo Inmet.

A cidade de Teixeira, que também fica no Sertão paraibano, registrou o maior volume de chuvas na quinta-feira (5), com 82,5 milímetros, segundo dados da Aesa.

Com informações do G1